9ºs anos apresentaram TCC
Nos dias 23 e 24 de outubro, o Auditório Florianete de Oliveira Guimarães foi palco da apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) elaborados pelos alunos do 9º ano do Liceu Albert Sabin. A iniciativa é pioneira no Ensino Fundamental II e tem se consolidado como um marco no calendário da escola.
O projeto, coordenado pelo professor Gustavo Zen, teve origem há cinco anos, quando a professora Margaret Guimarães e outros educadores se uniram para conceber a ideia de promover a atividade com os alunos. Desde então, o processo de organização das normas, critérios de avaliação e reuniões com os docentes das diversas áreas acadêmicas foi estabelecido. A elaboração dos TCCs tem duração de nove meses.
Os alunos iniciam suas pesquisas em fevereiro e passam por etapas de qualificação, sendo seus projetos submetidos à análise de professores e coordenadores de área. Em junho, ocorre a fase de avaliação, que visa analisar o objetivo geral, metodologia, contextualização e o tema a ser abordado. Segundo o professor Gustavo Zen, os temas apresentados pelos alunos foram diversos e refletiram o interesse e a curiosidade deles, desde questões relacionadas à geopolítica durante a Guerra Fria, impactos da pandemia na economia, até estudos sobre gestão financeira e a importância da organização das finanças para jovens. Todos os trabalhos foram apresentados com rigor acadêmico.
O professor Gustavo conta que o processo de orientação dos trabalhos envolveu a participação de 24 professores de diferentes áreas, incluindo psicólogos. Essa abordagem multidisciplinar enriqueceu os projetos e permitiu uma visão ampla e diversificada dos temas. “O projeto busca desenvolver a capacidade crítica, ética e científica dos alunos, contribuindo para um país mais bem preparado, elevando, também, a graduação da técnica e do método. Com a apresentação dos TCCs, os alunos tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades de oralidade e escrita acadêmica bem como de mergulhar nos princípios do método científico”, disse.