Sabin Médio Realiza 2ª Edição do MUNS
Na última terça-feira, 17 de setembro, alunos e professores dos primeiros e segundos anos do ensino médio do Liceu Albert Sabin participaram deste evento, que simula uma assembleia da ONU, com alunos representando delegações de diversos países. Os alunos desempenharam papéis de delegados, especialistas e membros de comitês de comunicação. O tema desta edição foi Inteligência Artificial e Trabalho.
Os alunos debateram como o crescente desenvolvimento das IAs (inteligências artificiais) pode impactar o mercado de trabalho. Diversas perspectivas foram discutidas, desde a automação de serviços, que pode gerar desemprego, até o uso da IA para desenvolvimento de profissionais mais capacitados. A discussão foi intensa e rica em insights, à medida que os alunos se aprofundaram em questões atuais e complexas, representando as visões de diversas nações ao redor do mundo.
Caio Palaveri Gomes, aluno do segundo ano e que participou do evento pela segunda vez, compartilhou sua experiência. “Gostei muito das simulações porque, além de contribuírem para a socialização, trazem aprendizados importantes sobre temas globais fora do ambiente da sala de aula", comentou.
O evento reafirmou o compromisso do Liceu Albert Sabin com o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos, proporcionando debates críticos e colaborativos sobre questões globais. A Profª Danielle Makio ressaltou a importância do evento para os estudantes. “É gratificante ver como a simulação da ONU contribui para o desenvolvimento dos adolescentes, que assumem o papel de líderes mundiais com coragem, preparação e responsabilidade, adquirindo habilidades valiosas como oratória e conhecimento em política internacional. Em 2024, mais uma vez, a simulação se mostrou essencial para a formação cidadã, com debates sobre temas como trabalho, saúde mental e geopolítica. Fico feliz que o MUNS esteja se consolidando na cultura da escola e espero que continue por muitos anos", compartilhou.
Com grande sucesso de organização e engajamento, a Simulação da ONU já se tornou um dos destaques do calendário escolar e promete continuar inspirando futuros líderes. A diretora pedagógica, Débora Alcalde, também comentou sobre a satisfação com o evento. “A Segunda Simulação da ONU no Liceu Albert Sabin foi uma experiência enriquecedora, desenvolvendo competências essenciais como diálogo, negociação e pensamento crítico. O evento reflete nosso compromisso com uma educação integral, que valoriza o aprendizado acadêmico, o respeito à diversidade de opiniões e a busca por soluções pacíficas para desafios atuais. Ver os estudantes engajados em discussões relevantes confirma que estamos formando jovens preparados para um mundo interconectado e complexo”, concluiu.
Postada em 01/10/2024 por Mauro Delle
Jornalista: Mauro Marinho Delle Agostino
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890