Aluno do Liceu Albert Sabin participa de programa na Índia – 10/07/2019

O aluno João Guilherme de Matos Santiago, do 7º ano A, participou do programa Youth Meeting Internacional, do CISV, que aconteceu do dia 24 de junho a 1º de julho, em Lucknow, na Índia. Com objetivo de promover a educação para a paz e a amizade intercultural, o CISV reuniu, neste ano, crianças e adolescentes que participaram de atividades com o tema “resolução de conflitos”.

Educar para a paz, formando cidadãos completos, que sejam capazes de reunir as atitudes, as habilidades e o conhecimento necessário para serem agentes de transformação, esse é o objetivo do CISV, do qual o aluno João Guilherme faz parte. Trata-se de uma comunidade global, de voluntários dedicados, a qual cria oportunidades para as diversas idades experimentarem a força e a riqueza da diversidade cultural por meio de programas educacionais.

Com critérios de seleção pré-estabelecidos, João Guilherme foi o escolhido para representar o Brasil em Locknow, na Índia. “A ONG me possibilitou participar desse programa, que é forte no mundo inteiro, criado para juntar as crianças de várias partes do mundo em um acampamento e fazê-las trocar experiências, pontos de vista e opiniões, fazendo com que todos consigam encontrar soluções para os problemas discutidos”, conta Guilherme.

O CISV se sustenta nos valores de amizade, inclusão, entusiasmo, compromisso e cooperação; acredita que a paz é possível por meio dessa amizade e que se pode fazer uma diferença real, começando pelas crianças. É nisso que Isabella Matos, mãe de Guilherme, se apoia. “Fico muito lisonjeada porque não é todo dia que se faz um programa na Índia, com a oportunidade de debater questões mundialmente relevantes, no intuito de pacificar todas as nações. Como mãe, senti um pouco de medo, mas, ao mesmo tempo, a felicidade e a satisfação de poder entregar um cidadão com esses valores para o mundo foram muito maiores”

Postada em 10/07/2019 por Lays Schiavinatto Do Nascimento