1ª Copa Sabin de Xadrez – 07/07/2022

O xadrez proporciona inúmeros benefícios para seus praticantes, como o desenvolvimento de características do pensamento cognitivo, por exemplo: abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução, indução e criatividade.

No ambiente escolar, é um ótimo instrumento multidisciplinar. Ademais, no Liceu Albert Sabin (Ensino Médio e Pré-vestibular), há a prática de xadrez, principalmente, com a perspectiva de estímulo esportivo e educacional. O Prof. Leonardo Vivaldo, da área de Linguagens, é o responsável pelo projeto.

Competição

No dia 22 de junho, ocorreu a 1ª Copa Sabin de Xadrez. A competição teve 4 horas de duração e foi realizada em 5 rodadas, pelo sistema suíço. O pódio foi composto por: 1º lugar - Yuri Tosi Soussumi (2ª série), 2º lugar - Giovanni Mariano Costa (1ª série) e 3º lugar - Victor Heiji Hara (3ª série).

Considerando as respectivas classificações, participaram também os alunos: Lucas Zunfrile Machado Stuck; João Pedro Ramos; Aron Caturelli Braga; Pedro Gil da Cunha; João Augusto Soares Nunes; Cauã Oliveira Aníbal; João Felipe Santiago Boccardo; Davi Andrade Dal Bem de Barros; Arthur Brito Prado e João Gabriel Pessoa Camargo.

Felipe El Debs e Krikor Mekhitarian, terceiro e quarto melhores jogadores de xadrez do Brasil, enviaram vídeos com mensagens de apoio aos participantes.

Premiação

Os três primeiros colocados receberam medalhas de ouro, prata e bronze. Os demais jogadores ganharam medalhas pela participação.

Consolidação

O professor Vivaldo ressalta que o xadrez começou a ser praticado pelos alunos do Liceu no formato virtual. Hoje, realiza-se de forma presencial.

“Além do objetivo mais imediato de sociabilização e troca de experiências entre os alunos, nosso campeonato também teve como intuito atrair mais adeptos para a prática do jogo-arte-ciência, afora uma preparação para, eventualmente, a participação de nossos alunos em campeonatos municipais e/ou estaduais da modalidade. A 1ª Copa Sabin de Xadrez foi mais um fruto concretizado referente à atividade na escola”, disse o professor Vivaldo.

Postada em 07/07/2022 por Rogéria Carla Gamba Garcia

Jornalista: