Liceu Albert Sabin - - Detalhar Notícia


Sabin comemora o Dia Mundial da Poesia – 19/03/2021


Domingo, 21 de março, é o Dia Mundial da Poesia. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 1999, com o objetivo de promover a diversidade das línguas e intensificar os intercâmbios entre culturas.

 

Para celebrar a data, a professora Thaís Regina Ismail, que ministra aulas de Literatura e Produção de Texto no Liceu Albert Sabin – Educação Infantil e Ensino Fundamental, fala sobre a importância da poesia para o ser humano e seus benefícios, principalmente para os jovens.

 

Origem da poesia

 

Segundo a professora, a origem da poesia foi, inicialmente, um cantar ao mar e aos pássaros, um agradecimento ao pôr do sol, ou um falar de saudade ao questionamento íntimo da dor. O surgimento confunde-se, também, com a contação de histórias, pois eram histórias ritmadas, ditas em público, com a intenção de manter um ensinamento, um ritual, uma oração e uma evocação.

 

No século IV a.C., Aristóteles dividiu a atividade humana em três modalidades ou categorias diferenciadas: a teoria, como busca do verdadeiro conhecimento, a práxis, entendida como ação destinada a resolver problemas e, por último, a poiesis, como o impulso do espírito humano para criar algo a partir da imaginação e dos sentimentos.

 

“Portanto, para Aristóteles, a poesia era um dos caminhos que levavam à plenitude da alma humana! Talvez, por isso, curiosamente, os poetas tenham sido considerados, em algumas civilizações, verdadeiros profetas”, relata.

 

Importância

 

Para Thaís, a poesia é importante para o ser humano, pois ela pode surpreender os sentimentos, suavizar a dor do mundo ou transformar o olhar.

“Entre tantas tramas e problemas do dia a dia, a poesia é uma asa ao sonho, um vento fresco sobre os temores e incertezas, um lamento que derrama a lágrima tão difícil de carregar. Também pode ser um grito social, que fica mais contundente no espaço tradicionalmente lírico. Ou simplesmente uma brincadeira pueril que desaloja o tédio, a pressa e a indiferença”, afirma.

 

A poesia em sala de aula

 

O Liceu Albert Sabin entende que apresentar a poesia para a infância é abrir os olhos humanos à essência aristotélica.

 

“Precisamos conhecer o mundo para resolver conflitos, e, sem a sensibilidade, não é possível valorizar a nossa experiência humana. Na Educação Infantil, o projeto Recital de Poemas vem transformando canções e poemas em experiências inesquecíveis às crianças, pais e professores. Já os quartos anos do Ensino Fundamental I promovem saraus com o estudo de poetas e a criação de seus próprios poemas. Dar voz ao coração, então, sempre será a forma bem mais humana e sensata de educar a criança, o jovem e a nós mesmos”, assegura a professora.

 

 

Benefícios para os jovens

 

A adolescência é conhecida como a idade dos sentimentos à flor da pele, por isso a poesia pode ser a ponte invisível do autoconhecimento ou, quem sabe, a tradução de conflitos.

 

“Por meio da leitura e da elaboração de poemas, os adolescentes descobrem a exposição de cicatrizes na memória. Como não ler Neruda, Shakespeare, Drummond? Quando se escreve em versos sobre a vida, valorizam-se os sentimentos e a intimidade, tantas vezes sufocados pela rotina, pelo medo ou, simplesmente, pelo receio do outro”, conta Thaís.

 

Comemoração

 

A professora do Liceu Albert Sabin diz ser importante comemorar o Dia Mundial da Poesia.

 

“É formidável celebrarmos nosso aniversário e a vida que nos cerca e que nos constrói. Por isso, considero importante comemorarmos a sensibilidade, a fim de que o olhar distraído e petrificado, ao encontrar um poema, possa suportar suas angústias, mudar a direção de seus atos, manifestar novos sonhos, ser melhor para si mesmo, para os outros e para um mundo melhor”, finaliza.


 


Postada em 19/03/2021 por Rogéria Carla Gamba


Jornalistas:
Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br


Contato Assessoria de Imprensa:
16 3968-3890

 



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.