Estudantes do Liceu Albert Sabin participam do MUNS 2025 e debatem mudanças climáticas

Alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio do Liceu Albert Sabin participaram do MUNS 2025 – Model United Nations Sabin, a simulação da ONU promovida pela instituição que neste ano abordou temas ligados à 30ª COP e às mudanças climáticas globais.

O evento contou com a participação de delegações de 15 países, incluindo Alemanha, Arábia Saudita, Brasil, Chade, China, Cuba, Estados Unidos, França, Gâmbia, Índia, Irã, Marrocos, Reino Unido, Rússia e Vanuatu. Os alunos assumiram funções como delegados, membros da mesa diretora, especialistas e imprensa, sob orientação dos professores Aluísio, José Francisco e Danilo.

Durante a simulação, os participantes debateram pautas centrais como transição energética, financiamento da resiliência climática e redução das emissões de carbono. A proposta de resolução aprovada por unanimidade solicitou que os Estados-membros colaborem financeiramente com o tratado de forma proporcional às emissões de CO₂, incluindo ainda aspectos como compartilhamento tecnológico, justiça climática, apoio à educação ambiental, legislação e descarbonização.

O processo de preparação dos alunos envolveu o Itinerário Formativo “Clube de Simulação”, que ao longo do ano trabalha conceitos sobre instituições internacionais, princípios teóricos sobre mudanças climáticas e noções de retórica. A escolha das funções e delegações pelos alunos ocorreu mediante formulário de preferência, garantindo que cada participante atuasse em áreas de maior interesse.

Segundo o professor José Francisco, um dos responsáveis pela atividade, os alunos são protagonistas. “O MUNS potencializa habilidades e capacidades dos estudantes. Enquanto professores, aprendemos junto com eles e acompanhamos os alunos em posições inéditas, utilizando repertórios que vão além da rotina escolar”, destacou.

O aluno Caio, da 3ª série, resumiu a experiência. “Este foi o meu terceiro ano participando e posso afirmar que cada edição trouxe vivências únicas e especiais. Nos dois primeiros anos, atuei como delegado, tive a oportunidade de debater questões globais de forma séria, mas também descontraída. Neste ano, tive a honra de participar como mesa da simulação, uma função bastante diferente das anteriores. Gostei muito da experiência, fiquei responsável por conduzir os discursos e organizar as propostas de resolução, garantindo andamento dos debates”, comentou.

O MUNS 2025 se consolidou mais uma vez como uma oportunidade de aprendizado significativo, desenvolvendo competências de argumentação, negociação, síntese e reflexão crítica sobre questões globais, além de estimular a integração entre alunos e professores.

Postada em 02/10/2025 por Mauro Delle
Jornalista: Mauro Marinho
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
16 setembro 2025

Nos dias 4 e 5 de setembro, os alunos dos sétimos anos do Liceu Albert Sabin – Ensino Fundamental, Unidade Golfe, viveram uma experiência especial ao visitar os estúdios da Unidade Califórnia (Ensino Médio)

Notícias
23 maio 2024

Jefferson Barcellos, professor de Fotografia dos Cursos de Comunicação do Centro Universitário Barão de Mauá, esteve no Sabin, no dia 22 de abril, onde realizou uma oficina para os estudantes do Ensino Médio.

Notícias
10 maio 2024

Alunos do Liceu Albert Sabin participam de atividade com premiada escritora e artista plástica Lúcia Hiratsuka