Reinauguração da Biblioteca
Recentemente, o Liceu Albert Sabin - Ensino Médio e Pré-Vestibular - reinaugurou a sua biblioteca. Hoje, no Sabin, a biblioteca Prof. Nicolau Dinamarco Spinelli é um espaço amplo, moderno e tecnológico. O evento contou com a presença de familiares do Prof. Nicolau Spinelli, mantenedores, membros da Reitoria da Barão de Mauá, diretores, coordenadores, professores, colaboradores e alunos.
Homenageado
O Prof. Nicolau Spinelli assumiu a direção do Centro Universitário Barão de Mauá em 1980, unificando as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras e de Ciências da Saúde. Além de atuar no Ensino Superior, como professor de História, era formado em Direito e trabalhou também com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Spinelli foi o idealizador do Liceu Albert Sabin. Em 2009, o grande educador e visionário faleceu.
Segundo a Prof.ª Débora Alcalde, a biblioteca antes nomeada Heloisa Sabin, estudiosa da Língua Portuguesa e Literatura, agora, cede espaço para um dos fundadores do Sabin.
“Nossa alegria está centrada no significado simbólico que damos para este espaço, que consideramos vivo no sentido filosófico do saber. Um espaço aberto à construção do pensamento, especialmente o crítico, do aprender e das trocas que são geradas. O Prof. Nicolau Dinamarco Spinelli estava à frente do seu tempo, sempre atento e entusiasmado com a área educacional”, comenta.
O Prof. João Mucke (Gepê) conta que, desde o princípio, as famílias Spinelli e Favaro se dedicaram profundamente para a fundação de uma escola diferente, algo que fosse mais voltado ao acolhimento de pessoas e da coparticipação dessas com a própria escola.
“Tudo isto foi um aprendizado que tivemos ao longo dos anos com esta pessoa que hoje nos honra com seu nome em nossa biblioteca. Há uma parceria, uma integração bem forte, e me sinto honrado por ter participado e vivido parte da existência do professor. O Prof. Spinelli merece esta homenagem”, diz.
A nova biblioteca
Localizada na Unidade Califórnia, a Biblioteca Prof. Nicolau Dinamarco Spinelli está instalada em um moderno e inovador espaço. Conta com milhares de volumes desde obras didáticas, paradidáticas, periódicos, obras de referência, revistas e materiais digitais. O acervo, bem como o serviço de consulta, empréstimo e devolução, encontra-se totalmente automatizado.
Com grande circulação de alunos e docentes, há salas de estudo em grupo, equipadas com multimídia e isolamento acústico. Oferece, ainda, rede de computadores com acesso à internet para pesquisa.
No último dia 21 de setembro, a diretora pedagógica, Débora Alcalde, e a orientadora educacional, Lívia Perussi, participaram do I Congresso Internacional de Educação Abepar. O evento reuniu educadores e gestores para discutir o tema central: “Convivência pacífica e inclusiva nas escolas pelo fim da intolerância, do racismo e da discriminação”.