FALAS encerra a Semana Cultural Interescolar do Sabin

Visando formar cidadãos conscientes, fortalecer a relação entre escola, família e comunidade, além de incentivar a participação voluntária de representantes da cultura popular e promover o intercâmbio da diversidade cultural brasileira, o Liceu Albert Sabin – Ensino Médio e Pré-vestibular realizou a Semana Cultural Interescolar.

O evento teve a participação voluntária de estudantes, educadores, pais, comunidade e artistas, com atividades culturais diversificadas, ampliando o desenvolvimento acadêmico, emocional e social da comunidade escolar.

Algumas das atividades ao longo da semana foram: Roda de conversa com os professores – “Ser professor”; Encontro de gerações – Bate-papo com os avós; Dinâmica “Emoji Cultural” – Desafio criativo de representar elementos da cultura brasileira usando apenas emojis ou desenhos simplificados; Oficina de dança; Oficina de capoeira; entre outros.

Tudo isso com a participação da comunidade escolar, promovendo a interação que nos torna cidadãos conscientes, com uma mentalidade internacional, que aceita a diversidade e amplia repertório.

O encerramento aconteceu no dia 4 de outubro, com o FALAS 2025 – Festival de Artes do Liceu Albert Sabin, que contou com concurso de bandas, show de talentos, apresentações culturais, oficinas de escrita criativa, capoeira, dança e estêncil, além de uma feira com produtos de arte e gastronômica.

Entre os convidados e oficineiros estiveram Viviane Gomes Centro de Dança, Abadá Capoeira (instrutor Curió Branco), a psicóloga e escritora Maria Fernanda Kroll e Bruno Delari. A animação e as entrevistas ficaram por conta dos professores Rafael Cardoso e Luís Felipe, ambos do Sabin, e Josué da School of Rock, que também promoveu sorteios de brindes durante o evento.

As bandas Nosso Som, Factor Zero, The Freaks, Strange Darling e The Mayer foram avaliadas por um júri formado por Guilherme Moro, jornalista e curador musical, editor-chefe do blog Música Boa, e Cristhiano Lelé, Secretário de Cultura e Turismo de Jardinópolis (SP).

As vencedoras foram:

- 1º lugar: Nosso Som;

- 2º lugar: The Freaks;

- 3º lugar: Strange Darling.

O Festival de Artes do Liceu Albert Sabin foi organizado pelo coordenador pedagógico Guilherme Rafael Euzébio Abadia de Souza e pelos professores Silvanna Delari Vasco da Costa e Orlando Cagnini Miotto.

A professora Silvanna destacou a importância da arte na formação humana. “Sem a arte, a vida seria um erro! A arte se manifesta de muitas formas, sendo na música que emociona, na dança que movimenta, nas imagens que nos fazem refletir, no teatro que nos transporta para outros mundos, na poesia que traduz sentimentos e nas cores e formas que revelam novos olhares. Cada manifestação artística presente no FALAS nos lembra que criar é também um modo de pensar, questionar e transformar”, comentou.

Postada em 15/10/2025 por Rogéria Carla Gamba Garcia
Jornalista: Rogéria Garcia
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
27 setembro 2024

No último dia 21 de setembro, a diretora pedagógica, Débora Alcalde, e a orientadora educacional, Lívia Perussi, participaram do I Congresso Internacional de Educação Abepar. O evento reuniu educadores e gestores para discutir o tema central: “Convivência pacífica e inclusiva nas escolas pelo fim da intolerância, do racismo e da discriminação”.

Notícias
16 junho 2025

Alunos do Sabin visitam clínica de Psicologia do Barão de Mauá

Notícias
26 novembro 2025

Os alunos do Ensino Médio e Pré-vestibular do Liceu Albert Sabin participaram de uma atividade diferenciada e cheia de energia antes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).