Sabin recebe certificação International Baccalaureate

O Sabin alcançou mais um grau de excelência em seu ensino: a certificação International Baccalaureate (IB). Pouco mais de 50 instituições de ensino no Brasil possuem esse diferencial e o Sabin está entre elas, sendo a única escola em Ribeirão Preto e região. No dia 27 de abril, aconteceu um evento em comemoração à conquista, no Ginásio Poliesportivo José Favaro Júnior.

O que é IB?

Criada, na Suíça, por um grupo de educadores, liderados por Marie-Thérèse Maurette, a fundação sem fins lucrativos International Baccalaureate (IB) nasceu, em 1968, com a proposta de construir um programa educacional que pudesse ser oferecido e reconhecido internacionalmente. Atualmente, o IB conta com 4 programas educacionais desenvolvidos em mais de 150 países.

Importância da conquista

Para uma escola brasileira conquistar a certificação IB, é preciso passar por um longo e rigoroso processo que envolve a elaboração de documentação, adequação da infraestrutura, treinamento da equipe e dos docentes, além da elaboração do planejamento das disciplinas.

Em média, a análise demora cerca de 2 anos para ser concluída. Todavia, o Liceu Albert Sabin foi aprovado em apenas 8 meses devido ao comprometimento, à dedicação da equipe, à infraestrutura moderna e completa e ao entendimento de uma proposta pedagógica sólida e alinhada com a filosofia do programa.

Débora Alcalde, diretora do Sabin, explica que o International Baccalaureate visa o desenvolvimento de jovens investigadores, informados, audazes, críticos e solidários que ajudam a criar um mundo melhor e mais pacífico por meio da compreensão e do respeito interculturais.

Segundo ela, a conquista é um reconhecimento do compromisso com a excelência acadêmica e a formação de estudantes agentes de seu aprendizado e engajados para a construção de um mundo melhor.

Débora ressalta a importância da certificação para os estudantes:

“O International Baccalaureate pode atrair estudantes de alto nível que buscam uma educação internacionalmente reconhecida e respeitada, além de ampliar as chances de serem aceitos em universidades de prestígio. Também, auxilia no desenvolvimento de habilidades essenciais, como o pensamento crítico, a comunicação e a colaboração, além de aumentar a compreensão intercultural”.

Comemoração

Para celebrar a conquista, a escola realizou um bate-papo com convidados especiais, entre eles, Marcos Piangers, autor do best-seller “O Papai é Pop!”. Ele refletiu sobre o papel dos pais que participam da educação de seus filhos, escola do futuro e a importância das habilidades para o século XXI.

A especialista em educação internacional e bilíngue, Prof.ª Karen Fraser Colby de Mattos, também esteve no evento. Com ampla experiência na direção e coordenação de importantes escolas internacionais em São Paulo, Karen participou da criação, desenvolvimento e implementação de diferentes projetos sociais e programas bilíngues por meio da diversidade cultural, da responsabilidade social, da arte, da tecnologia e do lúdico.

Karen atuou ativamente na implantação do currículo de IB, tanto do Diploma Programme, como do Primary Years Programme em escolas de São Paulo e foi professora no Northeastern University em Boston.

Postada em 11/07/2023 por Larissa de Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br / Nikolas Guerrero - MTB 0093651 | nikolas.guerrero@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
28 novembro 2024

O Liceu Albert Sabin – Ensino Médio – realizou um evento especial, no dia 18 de novembro, para reconhecer o talento, a dedicação e o esforço dos alunos que se destacaram em competições científicas durante o ano.

Notícias
23 maio 2024

Jefferson Barcellos, professor de Fotografia dos Cursos de Comunicação do Centro Universitário Barão de Mauá, esteve no Sabin, no dia 22 de abril, onde realizou uma oficina para os estudantes do Ensino Médio.

Notícias
02 maio 2024

No dia 15 de abril, os alunos do Ensino Médio e Pré-Vestibular do Liceu Albert Sabin, acompanhados pelo professor Cláudio Paris (Magrão), estiveram no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).