Oficina de leitura acessível

Paulo Fernandes, bibliotecário do Liceu Albert Sabin – Educação Infantil e Ensino Fundamental, participou da Oficina de Leitura Acessível, realizada pela Fundação Dorina Nowil para Cegos.

A atividade aconteceu no início do mês, na Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (ADEVIRP), e abordou a sensibilização e a desconstrução de mitos sobre a deficiência visual e a leitura inclusiva, livros acessíveis, suas especificidades e utilização, além de recursos de acessibilidade à leitura.

Desenvolvimento da oficina

A primeira proposta da oficina foi ouvir um audiolivro com os olhos vendados. Em seguida, os participantes descreveram as sensações e percepções com a experiência.

A segunda atividade foi voltada para a desconstrução da imagem que a sociedade tem em relação às pessoas com deficiência visual. Para isso, foram utilizadas frases que reproduzem estereótipos equivocados, como “Todo cego tem sexto sentido aflorado” e “As preferências literárias de pessoas cegas são bem diferentes das pessoas que enxergam”.

Importância

Ainda aconteceu um debate sobre inclusão, e os participantes conheceram materiais literários em braile, audiolivros, entre outros, produzidos pela Fundação Dorina Nowil, que são distribuídos para todo o Brasil. O bibliotecário do Liceu falou sobre a importância da iniciativa.

“A oficina foi válida profissional e pessoalmente. Consegui agregar ainda mais conhecimento e assim fazer a diferença no dia a dia, no ambiente de trabalho e também perante a sociedade”, disse Paulo.

Postada em 05/07/2023 por Thais
Jornalista: Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br Nikolas Guerrero - MTB 0093651 | nikolas.guerrero@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
11 novembro 2022

Liceu Albert Sabin comemorou 29 anos com inauguração de nova área

Notícias
10 maio 2024

Alunos do Liceu Albert Sabin participam de atividade com premiada escritora e artista plástica Lúcia Hiratsuka

Notícias
25 maio 2023

No dia 19 de maio, alunos da Unidade Golf do Liceu Albert Sabin participaram da MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes, competição nacional que promove a produção de modelos de veículo espacial.