Fundamental I
1º ao 3º ano
A ação pedagógica dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Liceu Albert Sabin tem, como objetivo principal, o ensino voltado para o aluno e apoiado no professor, o qual, no papel de mediador, facilita e promove uma relação que supõe uma dialética “pensamento-ação”: uma ação que deve ser plena de significado. Esse projeto centra-se, basicamente, na resolução de problemas, como fonte, local e critério da elaboração do saber. Como Piaget (1996) mesmo citou: “...os conhecimentos não se empilham, não se acumulam, mas passam de estados de equilíbrio a estados de desequilíbrio, no transcurso dos quais os conhecimentos anteriores são questionados. Uma nova fase de equilíbrio corresponde, então, a uma fase de reorganização dos conhecimentos, em que os novos saberes são integrados ao saber antigo, às vezes modificado”.
4º ao 5º ano
A aprendizagem significativa, segundo a filosofia de Vygotsky, é resultado da interação cognitiva entre novos conhecimentos e conhecimentos prévios, existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Assim sendo, o conhecimento adquirido ganha significado, e os conhecimentos prévios se estabilizam. Os significados e os sentidos que são construídos pelos alunos são resultados de uma interação de vários elementos, entre os quais o aluno, o conteúdo e o professor.
Pensando nos elementos essenciais no processo ensino-aprendizagem dessa fase, o Liceu Albert Sabin compõe o corpo docente dos 4ºs e 5ºs anos por especialistas nas áreas em que atuam, possibilitando melhor empenho e desempenho no processo de ensino-aprendizagem, a avaliação constante do planejamento no decorrer do curso e, sempre que necessário, a introdução e as modificações conforme as necessidades levantadas nessa avaliação. Portanto, cada vez mais, o Liceu Albert Sabin busca desenvolver as habilidades cognitivas de seus alunos, promovendo um espaço de interação, de transformação, aberto ao diálogo, em que a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo ensino-aprendizagem.