Liceu Albert Sabin realiza encerramento das atividades esportivas no ano de 2024
Entre os dias 2 e 4 de dezembro, o Ginásio José Favaro Júnior foi palco dos eventos de encerramento das atividades esportivas do Liceu Albert Sabin, que envolveu alunos do ensino infantil e fundamental. Com participação de pais, familiares e convidados, os eventos destacaram a importância do esporte como ferramenta de aprendizado e desenvolvimento para as crianças. As cerimônias contemplaram o encerramento do futsal, ginástica e judô.
No primeiro dia ocorreu o encerramento do futsal, o evento contou com a participação de 60 alunos, divididos em dois períodos de jogos: o primeiro horário, com as turmas de Infantil 4, Infantil 5 e 1º ano, e o segundo horário, com alunos do 2º ao 5º ano, que representavam equipes do futebol, como PSG, Borussia Dortmund, Monaco, Real Madrid, Milan, Bayern de Munique, Inter de Milão e Barcelona.
Para o professor de educação física do Liceu Albert Sabin, Rodrigo César, o evento é uma maneira de reforçar o papel do esporte na formação educacional e social dos alunos. "A realização deste evento é de suma importância para a fomentação do esporte (futsal), trazendo diversos benefícios aos nossos alunos, tanto físicos quanto sociais. Nós, como professores, nos sentimos muito satisfeitos, pois com o evento os pais têm a oportunidade de ver a evolução de seus filhos e podem torcer e vibrar junto a eles", afirmou Rodrigo.
Durante o intervalo das atividades, dois ex-atletas, Lucas Severino e Andréia Suntaque, compartilharam suas histórias com os alunos. Ambos destacaram a importância da prática esportiva não apenas para o desenvolvimento físico, mas também para a formação de valores fundamentais como respeito, disciplina e trabalho em equipe.
O professor Rodrigo também ressaltou a importância da participação dos ex-atletas. “A presença dos ex-atletas Lucas Severino e Andréia Suntaque foi um grande incentivo para nossos alunos, para que possam se espelhar em suas trajetórias de sucesso. Além disso, momentos como esses fortalecem o sentido de comunidade e colaboração entre escola, alunos e pais, promovendo valores essenciais como trabalho em equipe, respeito e disciplina”, complementou.
Ao fim do evento, as equipes receberam medalhas de participação, terceiro, segundo e primeiro lugar, que foram entregues pelos familiares dos alunos.
No dia seguinte ocorreu o encerramento das atividades de ginástica, com alunos do Infantil 5, 1° anos, 2° anos, 3° anos, 4° anos, 5° anos, 6° anos e 7° anos, que realizaram uma apresentação inspirada nos arcos olímpicos, que representam a união entre os continentes. Com coreografias que mesclam dança e saltos coordenadas pelas professoras Joice, Natália e Júlia.
As aulas de ginástica integram elementos da ginástica artística e rítmica, oferecendo uma abordagem da modalidade. Cada aula é planejada para proporcionar a execução de movimentos com aparelhos como trave, trampolins, banco sueco e outros equipamentos, além de explorar elementos de solo, saltos acrobáticos e o manejo de acessórios característicos, como arcos, bolas e fitas.
A professora Joice falou sobre a importância da realização do encerramento. “Este evento é a realização de um sonho coletivo. Ver nossas ginastas brilhando, conectando arte e esporte, é motivo de grande orgulho. Mais do que um encerramento, é um momento de união e celebração dos valores que cultivamos ao longo do ano”, compartilhou a professora.
Por fim, no último dia, foi realizada a cerimônia de encerramento do judô, o professor Rogério Quintela, responsável técnico pela modalidade, ao lado do Sensei Paulo Amarante e da Vanessa Quintela, dirigiram a cerimônia para 72 judocas de 04 a 15 anos.
Durante o evento ocorreu uma breve apresentação de movimentos e técnicas da modalidade, realizada por todos os alunos. Em seguida uma exibição do Grupo Makoto de Taikô da cidade de Guatapará.
O fim do evento foi marcado pela troca de faixas dos alunos, que começou com dois judocas faixa branca enfrentando e derrotando os senseis. Prosseguindo para uma homenagem ao Pedro Tiraboshi, de 14 anos, que pratica a modalidade na escola desde os 08 anos e foi promovido para a faixa marrom, última faixa para chegar na faixa preta da modalidade.
Todos os presentes avançaram de faixa com 11 alunos passando para faixa branca com ponta cinza, 16 para a cinza, 9 para cinza com ponta azul, 13 para a azul, 5 para azul com ponta amarela, 8 para amarela, 6 para amarela com ponta laranja, 4 para laranja, 4 para a verde, 1 para a faixa roxa e o Pedro para a faixa marrom.
“A cerimônia de graduação é um momento inesquecível, especial e de conquista para cada judoca e seus familiares. O judô no Liceu Albert Sabin está construindo crianças emocionalmente mais saudáveis, disciplinadas, resilientes e que serão os protagonistas da sua própria história”, comenta o Prof. Quintela.
O coordenador e professor Silvio Caporal finalizou dizendo, “Tradicionalmente realizamos os Encerramentos dos Esportes - Futsal, ginástica e judô visando apresentar aos Pais um momento especial, mostrando o quanto o esporte está contribuindo para o desenvolvimento dos filhos. Este ano, a grande satisfação dos professores, da coordenação e direção da escola é poder mostrar a evolução que as crianças e jovens vem apresentando no pós-pandemia. Passamos por um momento crítico e agora a curva de crescimento e desenvolvimento motor volta a um ritmo esperado. Para 2025, a escola tem o Projeto "Aluno Sabin" que apontará 3 alunos do 9º ano, ao longo da vida escolar, que mais se destacam em 10 critérios, incluindo os esportes”, encerrou.
Postada em 11/12/2024 por Mauro Delle
Jornalista: Mauro Marinho
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890