Espaço Cultural Prof.ª Célia de Figueiredo Palma

O Liceu Albert Sabin – Educação Infantil e Ensino Fundamental completou 29 anos. Dentre as comemorações de aniversário, aconteceu a inauguração do Espaço Cultural Prof.ª Célia de Figueiredo Palma.

O evento de lançamento da nova área, teve início com a execução do Hino Nacional. Em seguida, a Prof.ª Vera Lúcia Hanna contou um pouco da trajetória de vida da homenageada, que dá o nome ao espaço. Os alunos ainda realizaram uma apresentação musical. Após o descerramento da placa, os convidados participaram de um delicioso coffee break.

Familiares da homenageada, mantenedores, diretores da Barão de Mauá e do Liceu Albert Sabin, docentes e colaboradores estiveram presentes na inauguração.

Minibiografia

A Prof.ª Célia Palma nasceu em Altinópolis. Apesar de ter se casado nova com Nicolau Dinamarco Spinelli e dos cinco filhos, formou-se em Direito, Letras, Estudos Sociais, Pedagogia e Psicologia Educacional, tendo também realizado diversos cursos de especialização, inclusive na França.

Ela acompanhou a fundação da Organização Educacional Barão de Mauá, idealizada por Domingos João Baptista Spinelli (seu sogro) e pelo Sr. José Favaro Junior. Ministrou aulas de Língua Portuguesa e Teoria Literária em diversas instituições de ensino. Também advogou nas áreas Civil e Criminal por 15 anos.

Por ter participado da fundação de várias escolas do grupo Barão de Mauá e contribuído para o desenvolvimento educacional da cidade, recebeu o título de cidadã ribeirão-pretana.

Após o tempo do divórcio, casou-se com Antonio Carlos Assalin. Em 1995, o eminente artista plástico e mestre Francisco Amêndola descobriu-a como artista. Suas obras foram expostas em vários salões de arte, inclusive fora do Brasil, conquistando inúmeras medalhas e prêmios em mostras individuais e coletivas.

No dia 5 de agosto de 2004, a homenageada ingressou na Academia de Letras e Arte de Ribeirão Preto (ALARP), ocupando a cadeira número 60. Célia faleceu no dia 7 de março de 2018.

A Prof.ª Vera Lúcia Hanna conta que conheceu a amiga Célia em 1970, quando iniciou sua carreira docente no Curso de Letras da Barão de Mauá.

“Essa convivência, mais próxima foi muito importante para mim, pois pude aprender como é fundamental amar e se fazer amada, argumentar e atingir os mais nobres objetivos, veicular sentimentos e sensações por meio da arte e, acima de tudo, fazer do lirismo a mola mestra da existência. Hoje, com a inauguração deste espaço cultural nesta escola que tanto amo, sinto a felicidade maior por ver objetivamente registrado o valor humano e artístico da nossa querida Célia”, comenta.

Postada em 05/07/2023 por Thais
Jornalista: Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br Nikolas Guerrero - MTB 0093651 | nikolas.guerrero@baraodemaua.br
17 abril 2024

No final do mês passado, os alunos dos 8ºs anos do Liceu Albert Sabin participaram de uma atividade enriquecedora fora das salas de aula.

25 maio 2023

No dia 19 de maio, alunos da Unidade Golf do Liceu Albert Sabin participaram da MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes, competição nacional que promove a produção de modelos de veículo espacial.

20 abril 2022

A atividade foi organizada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos e contou com a participação de bibliotecário do Sabin